Nogueira e Tognin

Internet segura e a implementação da LGPD em 2023

Internet segura e a implementação da LGPD em 2023

Em fevereiro, é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, com o intuito de estimular a discussão e levantar soluções de uma navegação segura para empresas e usuários.

Além do cuidado no dia a dia com os nossos dados individuais — ficar atento ao uso de cartões de crédito em sites duvidosos, evitar clicar em links desconhecidos, optar por senhas com caracteres variados e mantê-las atualizadas a cada seis meses, por exemplo —, as empresas lidam com informações sensíveis de colaboradores e clientes, por isso, são responsáveis por garantir sua proteção.

Como garantir uma internet segura nas empresas?

Garantir uma internet segura nas empresas é certificar a proteção e preservação das informações (evitar o vazamento de dados) e dos dispositivos (contra invasões). Assim, as organizações devem oferecer um sistema acessível, com alto nível de confiança e assegurar o sigilo e privacidade dos dados.

Esse alto nível de segurança pode ser alcançado por meio de práticas internas, como o treinamento dos colaboradores sobre o uso da rede e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no ambiente de trabalho, construindo assim, uma cultura de segurança digital.

VEJA TAMBÉM: Não aplicação da LGPD nas empresas pode causar danos e processos

Principais pontos para a implementação da LGPD nas empresas

A implementação da LGPD nas empresas entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Mesmo com todas as diretrizes sinalizadas pela lei, o ano de 2022 ficou marcado com diversos casos de vazamento de dados por grandes empresas ao redor do mundo.

A fim de evitar a aplicação de multas (presente no artigo 52, podendo chegar a R$50 milhões) e outras penalidades, as organizações devem estar de acordo com a LGPD. Portanto, a gestão da segurança das informações, o mapeamento e a rastreabilidade dos dados devem ser prioridade na rotina, como pede a Governança de Privacidade presente na lei.

É importante lembrar que a implementação da LGPD não garante uma internet segura, mas é uma grande auxiliar para isso.

Para a conclusão no processo de adequação da LGPD, são necessários documentos, procedimentos e a efetivação de uma cultura que combata os riscos do vazamento de dados, já que levanta políticas de privacidades mais específicas.

Nós podemos te ajudar

Está preocupado com a segurança dos dados de seus colaboradores ou clientes? O escritório Nogueira e Tognin está pronto para te ajudar com assessorias e consultorias realizadas por advogados especialistas em LGPD.
Entre em contato conosco e tenha a orientação de um especialista para a sua empresa!

contato_nogueira_e_tognin

Deixe um comentário