Nogueira e Tognin

Conheça os maiores desafios para uma contratação dentro das empresas

Portrait of modern bearded businessman holding papers in hands, reading and analyzing contract documentation at desk with laptop

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo e, com o advento da globalização e das inovações tecnológicas, novas adaptações estão sempre surgindo, assim como novos desafios para uma contratação dentro das empresas.

Com base no levantamento realizado pelo Instituto Federal, atrelado à estrutura do Ministério da Economia, o primeiro mês de 2022 registrou um total de 94,1 milhões de empregados no Brasil, valor aproximado ao patamar pré-crise. Quais são as demandas surgidas nesta realidade?

Neste texto falaremos dos maiores desafios encontrados pelas empresas ao contratar profissionais!

1. Escassez de mão de obra qualificada

Hoje, um dos maiores desafios para uma contratação dentro das empresas está na escassez de mão de obra qualificada, exemplificada pela falta de conhecimento técnico sobre os assuntos que precisam ser compreendidos de acordo com cada cargo.

Com a chegada da pandemia, esse problema foi parcialmente resolvido. Durante o período pandêmico houve uma grande procura de aprimoramento das habilidades em cursos online que facilitaram e agilizaram a vida das pessoas, mas ainda assim a escassez de mão de obra qualificada é um problema recorrente, pois nem todos aderiram a essa prática.

2. Falta de perfil comportamental

Outro motivo é a falta de perfil comportamental, que deve ser analisado de forma minuciosa pelo setor de recursos humanos da empresa, para que assim, ao decidir pela contratação de um novo colaborador, não haja surpresas posteriores como um pedido de demissão ou a descoberta de que a contratação foi de um “funcionário problema”, cujo perfil não se enquadra com a dinâmica e princípios da empresa.

Da mesma maneira, pode haver dificuldade em relação ao perfil do recrutador, sendo de extrema importância que a pessoa responsável pela contratação tenha o feeling para escolher a pessoa com melhor perfil para a vaga, considerando um conjunto de capacidades. Falaremos um pouco disso no próximo tópico!

3. Recrutadores alinhados com a expectativa da empresa

Dentro das entrevistas admissionais pode ocorrer do recrutador focar em apenas uma das características do candidato. Porém, é esperado do recrutador uma análise do profissional como um todo, e não  somente aquela análise focada em um ponto em específico que “pesa mais que os outros”, como por exemplo apenas a capacidade técnica ser levada em consideração.

Assim, o mundo ideal seria que o recrutador avaliasse o perfil do entrevistado considerando, além de sua capacidade técnica, a trajetória profissional, se houver, e a postura do candidato, sem se desmotivar pela dificuldade de encontrar profissionais adequados para a vaga no mercado.

4. Identificação de doenças preexistentes

Outro ponto extremamente relevante e um dos desafios para uma contratação dentro dos negócios é a análise dos entrevistados com “perfil previdenciário”, que podem vir a resultar em prejuízos gigantescos à empresa.

Essa análise busca o histórico de saúde do candidato, encontrando a descrição das suas atividades em laudos significativos que representam sua performance profissional.

5. Encontrar candidatos com expectativas de crescimento

Um dos maiores desafios para uma contratação é encontrar um colaborador que realmente venha para somar à equipe, que tenha visão e intenção de crescimento conjunto, pois um perfil oposto a este é, no mínimo, alarmante.

6. Lacunas nas cláusulas contratuais

É importante que todos os pontos referentes ao contrato de trabalho, como salário, carga horária e dias de descanso por exemplo, sejam previamente bem alinhados com o novo colaborador.

A ausência de informações ou informações incompletas podem ser prejudiciais para este novo vínculo contratual, o que pode acarretar até mesmo em demandas judiciais que poderão custar caro para o contratante.

Ainda sobre o contrato de trabalho, é importante  não deixar brechas que possam trazer prejuízos. 

É necessário uma representação jurídica preventiva responsável por  orientar  sobre os procedimentos antes da instauração de eventual problema, ou que deixe claro para a companhia quais os possíveis riscos para que a mesma esteja consciente dos gastos que podem advir da ação ou omissão da sua conduta para cada caso concreto.

Sobre os desafios para uma contratação dentro das empresas, é importante você saber!

Caso o empregador opte por desligar um funcionário em período de experiência, sem justa causa, deverá pagar ao empregado uma indenização no importe da metade do valor que seria devido até o fim do prazo do contrato, conforme determina o artigo 479 da CLT.

No entanto, caso o contrato contemple uma cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, serão aplicadas as regras do contrato por prazo indeterminado (art. 481, CLT).

Assim, para saber mais sobre o tema e proteger a progressão e a continuidade do seu negócio, é importante uma assessoria jurídica de qualidade e visão, que enxergue mais do que está explícito no dia a dia, que vá além do óbvio.

Ainda tem dúvida sobre os desafios para uma contratação dentro das empresas? Clique na imagem abaixo e consulte um advogado especialista na área!

contato_nogueira_e_tognin

Deixe um comentário