Nogueira e Tognin

Reerguer uma empresa falida é possível?

carteira-vazia-empresa-falida

Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2019, apenas 40% das empresas abertas em 2012 continuaram funcionando após um período de cinco anos. Isso mostra que no Brasil, de dez CNPJ abertos, seis acabam tendo que fechar as portas em menos de uma década. Por isso, saber como reerguer uma empresa falida, fugir de crises financeiras e equilibrar o caixa pode ajudar a prolongar a vida do seu investimento. 

Para se ter uma ideia, de acordo com o Sebrae, quase quatro milhões de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) foram abertos no Brasil em 2021. O número é superior ao ano anterior, com um crescimento de 19%. Em contrapartida, mais de 480 mil empresas foram fechadas somente no terceiro semestre do mesmo ano, revelando que, mesmo que o brasileiro queira empreender, é preciso se atentar a certos elementos para manter o investimento funcionando. 

Afinal, para negócios que correm o risco de fechar ou estão passando por problemas, é preciso cautela, organização e informação. Nesse sentido, além dos esforços da equipe administrativa e até de investidores, recomenda-se a contratação de uma assessoria jurídica, que vai avaliar a situação visando a reestruturação das dívidas e consequentemente diminuição dos riscos de falência.

Para esclarecer quais são as melhores maneiras de tirar uma empresa do vermelho, os especialistas do Nogueira e Tognin trazem algumas dicas fundamentais.

LEIA MAIS: O que muda com a Lei 14.112/20 (Falência e Recuperação)?

Falta de organização pode falir uma empresa

Independentemente do tamanho do empreendimento, a organização é fundamental para que ele cresça e esteja preparado para enfrentar momentos de crise. Por isso, os responsáveis devem manter a vigilância constante em todos os aspectos envolvidos, sejam eles econômicos, sociais, tributários, jurídicos etc.

Observar a parte financeira é essencial, uma vez que só assim é possível entender quais são, de fato, os números de entrada, saída, lucro e, por consequência, identificar o quanto e em quais áreas precisam investir. 

A definição e cumprimento de metas deve ser, antes de mais nada, o foco das figuras de liderança. Ou seja, antes de serem abraçados por funcionários e colaboradores, os desafios precisam ser identificados nas camadas mais altas da hierarquia empresarial. Somente com os objetivos claros e bem determinados é que a equipe conseguirá ter um norte a seguir e, assim, diminuir os riscos de ter uma empresa no vermelho.

Produtos e serviços ruins podem acabar com o seu negócio

As preocupações dos administradores devem ir além da parte financeira. É necessário estar atento, também, à qualidade dos produtos e serviços oferecidos à clientela. Entregar algo com qualidade e sem defeitos é mais do que importante, é fundamental. 

Na hora de pensar como reerguer uma empresa, busque assessoria qualificada

Tendo em vista a gama de mecanismos que envolvem o sistema empregador no Brasil, todo empreendedor deve contar com uma assessoria jurídica qualificada e de confiança para auxiliá-lo em todos os trâmites da lei.

Assim, uma das formas de como reerguer uma empresa falida é compreender todos os requisitos que a lei determina. Portanto, a presença de um especialista na área jurídica oferece ao empreendimento o suporte necessário para o cumprimento correto das obrigações e auxilia na elaboração de um bom plano de execução, revertendo os efeitos negativos.

O escritório Nogueira e Tognin Advogados e Associados oferece o melhor time para ajudar empresas a sair do vermelho e ajudar no seu crescimento. Com a presença de planos estratégicos e atuação no Direito Empresarial, o empreendedor tem mais chances de continuar aberto, gerando empregos e lucrando!

Deixe um comentário