Sabemos que diversos assuntos que envolvem a tributação em nosso país não são tão fáceis de compreender, por isso é necessário se atentar para as demandas da nossa legislação vigente e assim evitar possíveis erros na gestão empresarial, que podem prejudicar tanto a vida do empresário, quanto a vida do empregado.

Saiba como resolver os problemas mais frequentes relacionados à Pequena e Micro Empresas, que principalmente envolvem questões tributárias.

Problemas Fiscais

É de suma importância firmar uma assessoria tributária. Por falta de prática e conhecimento, alguns empresários não organizam a situação tributária de suas empresas, acarretando sérios problemas fiscais.

 

  • Prazos: atentar-se aos prazos para efetuar os pagamentos de tributos é fundamental, pois quando se trata deste assunto a legislação é bastante rigorosa e gera multas para quem descumpre ordens e prazos fiscais.

 

 

  • Falha na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): é necessário preencher corretamente todas as informações da nota fiscal eletrônica, sendo que por descuido muitas empresas acabam esquecendo de preencher dados importantes ou de discriminar os tributos adequadamente, por exemplo.

 

 

  • Desorganização dos documentos: para manter uma efetiva organização da empresa, manter todas as documentações que a envolvem, como notas fiscais de compra e venda, é essencial.

 

 

  • Regime tributário impróprio: é necessário escolher o regime tributário de acordo com as características principais da empresa, a fim de selecionar a opção mais vantajosa, que gerará menos encargos para a empresa, a saber: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

 

Fatores como a atividade exercida, quantidade de operações, folha de pagamento e o lucro anual devem ser levadas em consideração na seleção do regime.

Se você é empresário ou administrador de alguma empresa, preste atenção nessas dicas, pois elas podem ser valiosas para quem as pratica. E para evitar o risco de ser autuado pelo Fisco, é preciso entender e atender todas as normas vigentes, que estão em constante mudança.

Para uma melhor orientação sobre estas questões, é indicado procurar um advogado especializado na área tributária para esclarecer dúvidas e facilitar as decisões da empresa.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (encurtador.com.br/bopzF), será um prazer orientá-lo!

Nogueira e Tognin, fundado em 1995, sendo atualmente referência na Assessoria e Consultoria preventiva na gestão empresarial e de pessoas.

Escreva um comentário:

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Elaborado por 3MIND - especialistas em marketing jurídico.