O que muda na área comercial da sua empresa com a LGPD?

A LGPD traz algumas mudanças para o setor comercial, principalmente na maneira como prospectar clientes.

Para identificar se o comercial da sua empresa será afetado, o profissional deverá se perguntar se ainda depende dos contatos encontrados nas redes sociais, servidores de pesquisas e outros meios buscados de maneira automática, ou seja, sem a ciência ou fornecimento espontâneo pelos titulares dos seus dados para que a empresa os contatassem.

Caso ao menos uma das perguntas acima tiver como resposta “sim”, então com certeza a LGPD afetará o setor comercial de sua empresa.

Algumas técnicas de vendas devem receber atenção especial, como por exemplo o envio de e-mails automáticos (mailing ou malote); se a sua empresa utiliza esta técnica, é prudente informar o titular e dar a opção para ele escolher se gostaria de continuar recebendo os e-mails.

Listas de contatos compradas também não serão mais uma opção prática, pois ainda assim a empresa deverá solicitar permissão ao titular para o uso de seus dados, já que o uso dessas listas não está enquadrado em outra base legal, necessitando do consentimento dos titulares.

Não podemos esquecer que, para uma simples troca de cartões de visita, referências, recomendações ou venda social, que é aquela troca realizada normalmente pelas redes sociais, a empresa precisará ser clara sobre como utilizará esses dados obtidos e para qual finalidade, além de dar aos titulares a oportunidade de aceitar ou recusar adequadamente.

Nesse sentido, será necessário rever os fluxos do setor e a maneira como os dados são coletados, utilizados, compartilhados, armazenados, processados, enfim, revisar e adequar todo tipo de tratamento de dados feito pelo setor.

A regra da LGPD é simples: as empresas terão que ser transparentes quanto à utilização/tratamento dos dados pessoais.

Mas uma coisa é certa, ao cumprir a LGPD, o setor atenderá rapidamente seus indicadores de performance de vendas, gerará melhores indicadores de qualidade, alcançará mais clientes em potencial e, por fim, obterá taxas de fechamento mais altas.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post,, será um prazer orientá-lo(a)!

Nogueira e Tognin, fundado em 1995, sendo atualmente referência no Direito do Trabalho e na assessoria e consultoria preventiva na gestão de pessoas e empresarial.

Por: Gabriela Rodrigues

Advogada Civilista

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