As leis trabalhistas são complexas e, em decorrência das mudanças nos últimos anos, podem causar confusão aos empresários.

Quando se trata de alteração das condições do contrato de trabalho inicialmente firmado com o empregado, em regra o empregador NÃO pode tomar decisões unilaterais, ou seja, sem consultar o trabalhador. Um exemplo disso é exigir a mudança de horário da jornada, que só é possível com o consentimento do empregado, exceto quando houver necessidade imperiosa, como a extinção de determinado turno por exemplo, pois se entende que a medida visa a sobrevivência da própria organização e a manutenção do emprego do trabalhador. 

Agora, se a empresa desejar trocar o turno de um funcionário para um distinto daquele que já ocupa por mera liberalidade e conveniência, deve primeiro conversar com o empregado sobre a possibilidade para em comum acordo acertarem a mudança de horário e formalizarem mediante aditivo ao contrato de trabalho.

Ou seja, a mutualidade é imprescindível. O ideal nesses casos é que o funcionário não seja prejudicado pela imposição de um novo horário de trabalho. Além disso, também se recomenda que essas reestruturações sejam aplicadas com bom senso e sempre com o auxílio de um advogado trabalhista.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (encurtador.com.br/bopzF), será um prazer orientá-lo!

Nogueira e Tognin, fundado em 1995, sendo atualmente referência no Direito do Trabalho e na assessoria e consultoria preventiva na gestão de pessoas e empresarial.

  1. outubro 4, 2020

    Ola gostaria de saber se tem algum prazo que a empresa pode mudar o horário do funcionário. No meu caso me mudaram de horário e depois de 3 meses me mudaram de novo.

    • outubro 15, 2020

      Pela lei não, mas não é aconselhável mudança de horário em curto tempo (menos de 7 meses) quando envolve mudança de turno (noturno – diurno), pois influencia no relógio biológico do funcionário

  2. novembro 18, 2020

    Bom dia eu me chamo Leonardo, trabalhei numa empresa também, estava no horário da manhã, pegando de oito as quatro e vinte, depois me colocaram de dez as seis e vinte, e depois me colocaram de meio dia as oito e vinte, menos de três meses de experiência podem fazer isso? E eu estava fazendo curso de administração, pedi pra eles que eu precisava fazer o curso, não deixaram eu fazer e me colocaram pra um horário que não deu pra ir no curso nem na manhã é nem a tarde.

    • novembro 23, 2020

      Bom dia, Leonardo! Como vai?
      Pela lei a alteração de horário só pode ser feita com a concordância do empregado e sem que acarrete prejuízo para ele.

  3. dezembro 6, 2020

    Olá, trabalho em uma empresa onde meu contrato é das 14h as 20h. Porém as vezes meu patrão liga 23 horas ou manda mensagem por whats impondo que eu faça outro turno, como das 08h as 14. Ou ainda das 08h 20h sem me pagar hora extra e me dando em folga. Quando recusei uma vez em fazer essa troca ele mandou um monte de audio é me chamou pra uma reunião dizendo que eu não tinha responsabilidade com o meu emprego. Isso que eu tenho uma escala que ele faz no início do mês. Ele pode fazer essa troca de horário sempre mesmo após ter feito a escala? Porque ele disse que como ele pediu flexibilidade eu era obrigada a fazer o horário que ele dissesse mesmo que isso passe do acordo no contrato e fuja da escala. Que se eu tiver um compromisso, mesmo uma viagem é meu dever desmarcar.

    • dezembro 11, 2020

      Não, a troca de turno só deveria ser feita com a concordância do empregado, assim como a realização de horas extras e compensações, tudo deve ser conversado previamente, sendo que ninguém pode ser obrigado a realizar horas extras

  4. dezembro 31, 2020

    Boa tarde mudaram o meu horário sem o meu consentimento e sem prévio aviso isso pode ?

    • janeiro 11, 2021

      Pela lei qualquer alteração de horário deve ser feita com a ciência do empregado.

      • janeiro 11, 2021

        Onde que a Lei diz que a alteração de horário depende da autorização do empregado?

  5. janeiro 5, 2021

    Bom dia! Me chamo Fernando.

    Trabalho das 08:00 as 19:00 de segunda a Sábado e folgo todos os Domingos. Já faz 13 anos que trabalho neste horário e hoje meu patrão quer mudar meu horário para seguir a lei da 44 horas semanais. Fazendo essa mudança ele terá que me remunerar por essas horas extras prestadas? E fazendo isso ele deverá fazer um papel solicitando a mudança de horário?

    • janeiro 11, 2021

      Se dentro do mesmo mês você trabalhou carga horária superior a média de 44 horas semanais, então essas horas excedentes devem ser pagas como hora extra, exceto se for concedida folga/descanso para compensar essas horas extraordinárias. O período prescricional para recebimento de verbas não pagas é de 5 anos a partir do ajuizamento da ação, portanto dos 13 anos trabalhados, se entrar com processo para recebimento das horas extras, irá receber apenas referente aos últimos 5 anos. Toda alteração para horário diverso daquele descrito no contrato de trabalho no momento da admissão deve ser formalizada por aditivo contratual e assinado pela empresa e empregado.

  6. janeiro 5, 2021

    Olá mudei pro 1 turno mais não gostei e quero muda pro 2 de novo só estou com uma semana eu posso fazer isso

  7. janeiro 5, 2021

    Olá, trabalho há 3 anos, das 8 às 17h de segunda a sexta e das 8h as 12h de sábado, conforme contrato, hj a gerente veio me falar que a partir de amanhã meu horário é das 10 às 20h de segunda a sexta e das 11 às 15 h de sábado, sem meu consenso. Sou obrigada a cumprir essa mudança?

    • janeiro 12, 2021

      Ninguém é obrigado a aceitar alteração de horário, contudo sugerimos conversar com seu superior para não ser prejudicada se recusar a alteração.

  8. janeiro 6, 2021

    Boa tarde,

    Trabalho na escala de 5 por 1. antes trabalhava 12×36, o salário era de 1348, mais benefícios. Mas quando mudou para 5×1 com a carga horária a mesma de 12h, eles estão pagando só 674, 50%, a mais mesmo trabalhando o dobro.
    E agora querem me mandar para o turno da noite, como obrigação, se eu não aceitar, provavelmente ficarei sem emprego.
    Gostaria de saber se eles podem me demitir.por essa causa.

    • janeiro 12, 2021

      A empresa tem o poder diretivo de demitir qualquer empregado sem justa causa a qualquer momento.

  9. janeiro 7, 2021

    Olá, caso a empresa queira mudar meu turno, e eu não aceitar, e eles resolverem me desligar, eu perco meus direitos? Exemplo: férias vencidas, proporcionais, multa 40%, seguro desemprego, FGTS… Tipo como se fosse uma escolha MINHA não continuar mais lá por conta dessa mudança de turno, obrigado.

    • janeiro 12, 2021

      Não, só perde quando a demissão é por justa causa, sendo que a não concordância em trocar de turno não configura justa causa.

  10. janeiro 9, 2021

    meu contrato de trabalho diz que meu horario de trabalho seria de 2° a´6° das9h as 15:20h e aos sabados 9h as 12h porem na pratica isso não funciona trabalho aos sabados horario da semana, em menos de 2 meses a empresa ja mudou o horario 3 vezes sem perguntar apenas mudou e disse que sera assim de agora em diante. o que fazer?

    • janeiro 12, 2021

      Se não está satisfeito com o novo horário, deve conversar com seu superior.

  11. janeiro 13, 2021

    Olá! Gostaria de saber se na escala 6×1 a empresa pode mudar o horário do empregado várias vezes?
    Exemplo: um dia tá das 07h as 15h em outro das 11h as 19h em outro das 13h as 21h e até das 23h as 07h. Mesmo que respeite as 11hrs de descanso…
    Ou seja num período de 30 dias ficar trocando de horários umas 5 vezes. Isso é permitido? O funcionário pode se negar a fazer isso e ficar somente em um horário? Ou como funcionário sou obrigado a ficar fazendo esse rodízio de horário mesmo não tendo sido contratado como um funcionário tournant?
    Obrigado!

    • janeiro 21, 2021

      Não temos informações suficientes para responder, contudo sugerimos conversar com seu superior sobre a possibilidade de fixar horário.

  12. janeiro 19, 2021

    Querem mudar meu horário de trabalho, faço das 7:30 as 17:00, e agora querem mudar para 8:30 as 18:00, eles podem fazer isso se eu não quiser?

    Ja falei com eles, mais não mudam de ideia!

    • janeiro 21, 2021

      A mudança de horário deve ser sempre acordada, contudo às vezes a empresa altera seu horário de funcionamento e cabe aos funcionários seguirem o novo horário, principalmente quando a diferença é pequena e não gera consequências na vida social do empregado.

  13. fevereiro 2, 2021

    Ano passado me mudaram de horário 7 vezes ao longo do ano, indo pro turno da manhã, tarde e noite aleatoriamente, e percebi que eu era uma das únicas pessoas do setor que fazia isso para não entrar em conflito com o chefe… e tem pessoas que nunca mudou de horário somente eu… o que eu poderia fazer nessa situação?

    • fevereiro 18, 2021

      Conversar com seu superior expondo as dificuldades em trocar tanto de horário

  14. fevereiro 4, 2021

    trabalho em duas empresas 12×36 ambas, mas uma delas quer mudar meu holerio para 6×1 mesmo sabendo que trabalho em outra empresa e que os horarios não vão fechar

  15. fevereiro 4, 2021

    Trabalhei na empresa por 2 anos no 2° turno, conforme contrato. À um ano, com o meu concentimento fui mudada para o 3° turno. Agora querem me mudar para o 2° turno novamente contra minha vontade. Sou obrigada a mudar devido ao contrato inicial ou não?

    • fevereiro 18, 2021

      Não, mas sugerimos conversar com seu superior.

  16. fevereiro 6, 2021

    Olá gostaria de saber se a empresa que eu trabalho pode mudar meu horário pra eu tirar férias de outubro funcionário e quando o outro funcionário volta muda dinovo , sendo que eu não quero .tira férias de funcionário.
    Oque pode ser feito em relação a isso.

    • fevereiro 18, 2021

      Conversar com seu superior, a mudança nesse caso não é definitiva, mas sim temporária para fins de substituição de funcionário ausente, então pode ser legítima pela empresa se não lhe causar nenhum prejuízo.

  17. fevereiro 18, 2021

    Trabalhava 5:30, das 10:30 as 16hrs
    Perguntaram se queria mudar de horário aceitei
    Mas trocaram minha jornada agora vou ter q fazer horas por dia das 8as 15hirs

    • março 3, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  18. fevereiro 18, 2021

    Olá,

    Trabalho de segunda a sexta carga horária de 30 horas semanais, posso ser obrigado a trocar um dia de semana para trabalhar aos sábados?

    • março 2, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  19. fevereiro 18, 2021

    Olá, espero que me ajudem.
    Na minha empresa existe uma escala na qual todo dia da semana meu horário de trabalho é diferente, por ex: na segunda 08:45, na terça 09:45, quarta 08:45, … sexta 11:00…, e isso já não foi uma coisa que sentamos e decidimos que seria assim, simplesmente foi imposto isso, e também existe o fato de que a gerência altera isso quando quer. Gostaria de saber se isso é permitido legalmente e o que isso acarretaria caso eu conteste judicialmente?

    • março 3, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  20. fevereiro 19, 2021

    Boa Noite, eu trabalho de 7:30 até 13:50 em uma empresa de call center, porém a supervisora mudou apenas eu de horário, sem um prévio aviso, ou concordância das duas partes, não quero ir para o novo horário, pois sairia tarde da noite, como devo proceder?

    • março 3, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  21. fevereiro 19, 2021

    Boa noite!
    Ano passado a empresa trocou meu turno várias vezes, porém a quase três meses trocou novamente para o primeiro turno e essa semana estão querendo me forçar a ir para o segundo turno cobrir por mais de um mês a ausência de um funcionário por demissão . Porém paguei um curso para minha esposa voltar ao mercado de trabalho depois de 3 anos desempregada cuidando do nosso filho e preciso ficar com ele no período da tarde até que ela chegue em casa. E já paguei o curso e não tem reembolso por desistência visto que assinei contrato. A empresa tem o direito de me obrigar a ir para o outro turno mesmo me acarretando esse prejuízo financeiro?

    • março 3, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  22. fevereiro 26, 2021

    Tive covid, e figuei alguns dias afastado
    Porém o diagnóstico do médico foi faringite então o Cid foi de faringite, porém tive todos sintomas… novamente pequei atestado e dessa vez foi atestado que tive covid e não faringite e outros atestados de doenças… porém fui chamado pelo superior que disse que tinha muitas faltas e que poderia me mandar embora por justa causa e me perguntou se eu queria fazer acordo…eu disse que não… passando alguns dias me disseram que iriam mudar meu horário da manhã para de noite sem me dar opiniões…me avisando em cima da hora …sem nenhum papel de aviso de horário, só por boca. Acredito que querem gerar algum desconforto para eu pedir pra sair, me oriente por favor.

    • março 3, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  23. março 1, 2021

    Meu contrato de trabalho é escala 12 ×36,porem avisaram hoje sobre a mudança para 6×1
    Isso pode acontecer ? Sou obrigada a aceitar ?

    • março 2, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  24. março 1, 2021

    Boa noite

    Gostaria de saber se é certo fica mudando o horário de pega serviço todo dia em horário diferente? E outra o gerente da empresa que eu trabalho não comunicar nada comigo sobre o meu horário eu que tenho que fica mandando mensagem pra ele perguntando a respeito do meu horário de pega serviço…

    • março 2, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  25. março 17, 2021

    a empresa onde trabalho, funciona em dois turnos e por conta da pandemia vai fechar no turno da manha. eles me colocaram para trabalhar a noite. porem eu não tenho como trabalhar a noite. o que devo fazer?

    • março 26, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  26. março 18, 2021

    Ola gostaria de saber se a empresa pode pedir para eu sair mais cedo dia sim dia não, para descontar das horas que possuo no banco de horas?

    • março 26, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  27. março 22, 2021

    Meu horário é o comercial (8:48 por dia)em cinco dias por semana e o meu patrão quer que eu faça 6 horas trabalhadas de segunda a sexta-feira e 12 horas trabalhadas por dia do final de semana (sábado ou domingo) sendo que eu folgue apenas um dia do final de semana implicando assim na redução do benefício vale-alimentação mensal, lembrando que o meu contrato de trabalho é a jornada de 8:48 horas por dia.
    Eles podem fazer isso comigo?

    • março 26, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  28. abril 2, 2021

    A empresa me contratou para trabalhar das 15:00 as 23:20, ao longo do tempo informaram que eu estava devendo horas e que agora trabalharia das 15:40 as 23:20 e um dia na semana das 12:30 as 23:20 (chamado como dobra), esse mesmo horário deve ser seguido em um domingo do mês também. Este horário não esta descrito no meu contrato e não entendo como eu devia horas antes sendo que foi diminuído 40 min diariamente e um dia inteiro na semana para cobrir essas horas devidas. O que eu posso fazer quanto a isso, fui contratada para exercer um horário e acabo fazendo dois, tenho dias que dobro no domingo e na segunda feira, é extremamente cansativo!

    • abril 5, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  29. abril 7, 2021

    Bom dia me chamo morganna minha empresa quer que eu mude de horário para ir pada o adm durante o dia trabalho anoite porem nao posso trabalhar durante o dia eles querem mudar pois estou com um atestado que nao posso carregar pesso como devo proceder pois nao tenho condições de trabalhar durante o dia e titando o adicional e mais a salubridade que sao pagas

    • abril 8, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  30. abril 23, 2021

    Boa noite, tudo bem? Minha empresa muda meus horarios todo mês sem aviso prévio. Ainda não fui afetada com isso, porém faço faculdade a noite e tenho medo de um futuro proximo me colocarem em um horario que me impossibilite de ir a faculdade. Gostaria de saber se poderiam fazer isso

    • abril 27, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  31. abril 25, 2021

    A empresa onde eu trabalho faz mudanças constantes no nosso horario de trabalho, existe 2 turnos, um das 8h as 17:48h (dia) e outro das 22h as 5h (noite). Dentro do mesmo mês chegamos a alternar entre esses 2 turnos varias vezes. Isso ta prejudicando a todos pois a mudança de horário atrapalha o descanso. A pergunta é, ISSO É PERMITIDO? SE NÃO, QUAL A LEI QUE NUS PROTEGE?
    dês de já agradeço pela atenção!

    • abril 27, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,

      Nogueira e Tognin Advogados.

  32. maio 7, 2021

    Boa noite. Essa semana alteraram meu horário sem consentimento. Folguei no sábado passado, e quando fui iniciar minha jornada na segunda o sistema informou que o horário estava inferior ao permitido. A alteração foi de 3 horas mais tarde, e nos últimos meses as mudanças são constantes. Isso pode ocorrer? Outra coisa, em sistema estava escalado para folgar no domingo, tenho uma escala de 6×1. Na quarta meu supervisor notificou que eu entraria 2 horas mais cedo no sábado, e só pediu que eu confirmasse. Já hoje, menos de 2 horas do fim do meu turno, alteraram minha folga e me colocaram para trabalhar no domingo e folgar amanhã, sem qualquer possibilidade de alterar . Isso é correto ?

    • maio 10, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  33. maio 9, 2021

    Olá, trabalho em uma empresa onde eu trabalhava no período da tarde até a noite, mudaram meu período para manhã até a tarde e depois de 4 meses estão querendo mudar novamente para período da tarde até a noite, só que agora comecei uma faculdade EAD, estou me matriculando em um cursinho de língua no período da noite e estou esperando resultado de uma faculdade no período da noite também, que só sairá em julho.
    Eu posso negar essa mudança de período? Essas possibilidades pode ser uma desculpa da não mudança de horário?
    Obrigado pela atenção.

    • maio 10, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  34. maio 9, 2021

    Trabalho no horário 6×1 de segunda à sexta 14:17 às 22 : 30 e aos sábados 10 : 00 às 14 :00 folgando no domingo , e meu superior me ameaçou mudar para o horário 6×2 das 14 :17 às 22 :30 que é em outro setor diferente que não me agrada por ser quente e disse que tinha esse poder, isso está certo ou não sou obrigado a aceitar?

    • maio 10, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  35. maio 10, 2021

    Boa tarde trabalho em uma empresa onde fui contratada pra trabalha das 14 as 22:20 meu chefe mim chamou pra conversar entramos em um acordo e passei pra o turno da manhã agora depois de 1 anos ele quer mim obrigar a voltar pro horário da noite e eu não posso ele pode mim obrigar?

    • maio 13, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  36. maio 12, 2021

    Olá. A empresa onde trabalho tem constantes mudanças de turno. Mas hoje, voltei das férias e ontem me ligaram dizendo que eu entraria no 1 turno as 7;30. Cheguei lá. Fiquei aguardando a liderança para começar a trabalhar. As 9 hs eles decidiram me mandar pra casa e pediram pra voltar no horário da 15:05. Isso tudo no mesmo dia. Como devo proceder pq não concordei com a mudança e estou chateada. Pq acordei cedo. Não vou ter tempo pra descansar. E vou trabalhar das 15:05 as 23:15.

    • maio 13, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  37. maio 12, 2021

    Oi meu nome é Alda,a empresa pode me mudar de horário, trabalhar de segunda a sexta das 7 as 17,se eu trabalhava 12/36,com direito a duas folgas mensais

    • maio 13, 2021

      Olá, como vai?

      A lei determina que a mudança de horário pode ser realizada mediante a concordância do empregado e desde que não acarrete prejuízo a ele, porém sugerimos que converse com a empresa (RH ou superior imediato) para encontrar a melhor solução para ambos os lados.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que realize uma consulta formal com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

      Atenciosamente,
      Nogueira e Tognin Advogados.

  38. julho 2, 2021

    Olá, gostaria de saber a empresa pode alterar meu horário de trabalho aos fins de semana e feriados, sendo horário diurno das 09:00 ás 15:20 e aos fins de semana das 11:00h ás 17:20h porém somente fins de semana.
    Outra questão se possível que gostaria de esclarece a empresa pode alterar a escala do funcionário em que ele aceitei ? No caso apenas informar a alteração de 5×2 pra 6×1, pois faço curso e outras atividades ao fim de semana e não foi perguntado se havia possibilidade, ou negociado, apenas aviso e mudo.

    • agosto 17, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  39. julho 2, 2021

    Trabalho em uma empresa lá pedem para fazer 3 horários 6 às 14 20 , 8 às 16 20 e 11 às 19 : 20 sendo cada dia um horário. Isso prejudica meus compromissos fora da empresa , sou obrigada a aceitar esses horários?

    • agosto 17, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  40. julho 5, 2021

    Oi bom dia gostaria de saber trabalho em portaria ja foi trocadp meu horario de trabalho 2 veiz agora ja tao querendo denovo eu posso dizer que nao aceito?

    • agosto 17, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  41. julho 9, 2021

    Eu trabalho de noite das 21:00 e tenho descanso 00:00 e saio 5:20.
    A empresa quer que eu vá trabalhar de manhã e vou trabalhar de sábado para domingo, e domingo de manhã (5:20) eu saio, e já querem que eu vá trabalhar na segunda, alegando que minha folga foi domingo d noite. Isso é considerado como folga??

    • agosto 17, 2021

      Olá! sim, pois folga = 35h, sendo que das 5:20 do domingo às 21h de segunda = mais de 39h. Para mais dúvidas, procure um advogado de sua confiança.

  42. julho 10, 2021

    A empresa que trabalho,as vezes entramos as 15:00hs e as vezes as 17:00hs..tudo na mesma semana..tem semana que entramos todos os dias as 15:00 e outras todos os dias as 17:00..pode isso?

    • agosto 17, 2021

      Olá! Depende, é possível. Para mais esclarecimentos, converse com um advogado de sua confiança.

  43. julho 12, 2021

    Trabalho a 7 anos no horário comercial
    Agora a empresa me colocou para rodar turno
    Isto me acarretará prejuízo financeiro, pois terei que pagar alguém para ficar na minha casa a noite, para cuidar de minha mãe que tem 90 anos e é acamada

    • agosto 17, 2021

      Oi Narciso, qual seria sua dúvida?

  44. julho 13, 2021

    Boa tarde!
    Trabalho em uma empresa em que minha escala era 12×36 e me avisaram ontem que passaria para escala 6×1 de terça a Domingo.
    Mesmo que eu não concorde eles podem fazer esta alteração??

    • agosto 17, 2021

      Olá! Depende, o ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  45. julho 14, 2021

    Trabalho no 3° turno a uns 2 anos, e esse horário consigo ficar cuidando dos meus filhos, pois minha esposa trabalha no período da tarde, Porém agora eles querem tirar eu do terceiro e colocar no segundo turno, desta maneira não conseguirei ficar cuidando dos meus filhos, e não tenho ninguém pra ficar com eles, já passei essa situação pra empresa, mas eles disseram que sou obrigado a mudar.
    O que fazer neste caso, eu já recusei!
    Já conversei, passei minha situação, mas mesmo assim, não querem saber da minha vida fora da empresa.
    Não vou pedir demissão, mas estou pensando em falar pra me demitirem pra eu pegar meus direitos.
    Isso cabe uma ação?

    • agosto 17, 2021

      Olá! É importante procurar um advogado de sua confiança.

  46. julho 16, 2021

    Boa tarde , estou em dúvida assinei um contrato de trabalho Para mudança de turno , trabalhava no período diurno , e assinei para trabalhar noturno , um contrato de 3 meses. Porém já passou 4 meses do contrato , e fui chamado para voltar para o dia , pois hoje não quero voltar estou contente com o horário , a dúvida é sou obrigado a voltar? Pois hoje conto com o adicional noturno , onde de dia não tem !

    • agosto 17, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  47. julho 19, 2021

    Bom dia.. gostaria de saber assim meu horário era das 06h as 14h20..
    Ai comecei a ter q cobrir folga do pessoal da tarde..E ter q cobrir os furos dos outros funcionários…
    Isso pode?

    • agosto 17, 2021

      Olá! É possível, em caso de mais dúvidas, procure um advogado de sua confiança.

  48. julho 19, 2021

    Olá. Meu namorado tem enfrentado trocas de horários há quase um ano, duas semanas tá em um horário, 1 semana tá em outro, geralmente cobrindo outros funcionários, ele smp ‘aceita’ fazer pq ele tem medo de represálias, como ser permitido. Essa semana ele está em uma terrível crise de ansiedade e n consegue comer direito nem dormir devido ao horário que ele está fazendo e odeia. Ele perdeu a rotina de trabalho, quando qualquer um falta ele é chamado p cobrir. Isso caracteriza abuso da empresa? Por mais que ele aceite fazer, isso não não é assédio moral? Pq ele aceita demendo o emprego. Isso tá deixando ele sem rotina e muito nervoso. O que fazer?

    • agosto 17, 2021

      Olá! Não é assédio, mas o ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  49. julho 21, 2021

    Olá, minha empresa decidiu adotar uma escala de 6/2 e em menos de 1 mês decidiu voltar atrás para a escala antiga de 6/1 pode ser feito isso?

    • agosto 17, 2021

      Olá! Depende, não temos informações suficientes para responder. Mas é importante procurar um advogado de sua confiança.

  50. julho 22, 2021

    Vcs poderiam me ajudar em uma dúvida?
    Trabalho em uma loja e meu horário é de de 10:00 às 17:30 na segunda de e 9:00 às 17:30 de terça a sábado.
    E agora a gerente veio me dizer que a partir de segunda eu passarei para o segundo turno que e de segunda 12:00 às 19:30 e terça a sábado 11:00 às 19:30
    Sendo que faço faculdade no horário de 19:00 às 22:00.
    E para ficar nesse novo horário eu teria que trancar a faculdade e estou no último período.
    Com isso a empresa pode mudar meu horário?
    O meu caso estaria dentro do ART 468 da CLT?

    • agosto 17, 2021

      Olá, Paula! A empresa não pode mudar, mas sugerimos comprovar isso para a empresa através de docs da faculdade. E sim, seu caso estaria dentro do ART 468 da CLT.

  51. julho 22, 2021

    Boa Tarde, Trabalho na empresa a quase 6 anos (terceirizada) na escala 12×36, acontece que entrei de licença maternidade e quando voltei a empresa não estava mais prestando serviço para o órgão onde trabalhava, então eles me colocaram pra ficar tapando buraco em outros órgãos. Ex: se um funcionário faltar seja por atestado ou outro motivo eles me mandam no lugar dessa pessoa, o problema e que independente do lugar, horário e dia, eles querem que eu esteja lá, fazem eu cumprir o horário de 44h semanais, isso não e um problema, o problema e que não tenho horário certo para entrar e nem sair, e questionei que a partir de certo horário não é cabível a mim pois tenho um filho de 8 meses e preciso pegar ele com a pessoa que cuida dele até certo horário, mas acabou que me disseram se eu não estou satisfeita, ou não posso cumprir esses horários por causa da minha vida pessoal eu que peça demissão. Não quero pedir demissão, no momento estou precisando do emprego, mas se eu garantisse que arrumaria um outro não pensaria duas vezes. Me ajuda a saber se tem alguma outra solução.

    • agosto 17, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  52. julho 26, 2021

    A empresa onde eu trabalho muda o horário das equipes continuamente, de acordo com a necessidade dela, tem dias que iniciamos as atividades as 5 da manhã, outros as 7h, as 10h, as 13h ou as 16h. Tudo de acordo com as necessidades dela. Acho isso errado, pois atrapalha bastante. Isso é correto? Geralmente somos avisados da mudança a noite. E muitas vezes só ficamos sabendo no mesmo dia quando olhamos o grupo de whatsapp.

    • agosto 17, 2021

      Olá! Não, mas o ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  53. julho 27, 2021

    É correto mudar meu horário de trabalho, alterar os dias trabalhados pra eu cobrir férias de outro funcionário?
    Meu horário de 8:00 as 17:30.
    De segunda à sexta-feira .
    Querem mudar de segunda à sexta-feira de 9:00 as 18:00 e sábado de 8:00 as 11:30.
    É correto dentro da lei trabalhista?

    • agosto 17, 2021

      Olá! Sim, é possível.

  54. julho 29, 2021

    Trabalho em um comércio a 7 meses em escala que trabalho 8x1e 15×1 sem carteira assinada,entro das 14hrs as 21hrs não tenho horário de almoço e quase todos os não tiro 15 de pausa completos e tenho mais de uma função, em certos feriados trabalho 12 hrs direto só com pausa para comer e continuar o trabalho e quando vou falar com o chefe sobre como ele vai dar as horas extras e ameaça em mandar embora,como resolver isso?

    • agosto 17, 2021

      Olá! É importante procurar um advogado de sua confiança no seu caso.

  55. julho 30, 2021

    Oi boa tarde meu nome Letícia estou de férias fazendo faculdade minha supervisora me enviou uma mensagem no retorno Minhas férias eu levasse uma declaração para comprovar ainda estou estudando, no momento a faculdade não está realizando atendimento presencial devido a COVID, no caso não levasse essa declaração iria me colocar no 2.segundo turno.. minha aulas são online, ela tem esse direito fazer isso…

    • agosto 17, 2021

      Olá, Leticia! A princípio não, mas o ideal é conversar amigavelmente com seu superior para chegarem num acordo.

  56. agosto 1, 2021

    Olá Boa Tarde, trabalho com produção, queria saber se sou obrigado a realizar trabalho de pessoas que entra 1 hora mais tarde que eu ?

    • agosto 17, 2021

      Oi, Breno, não entendemos sua pergunta. Poderia nos dar mais informações, ou caso prefira, converse com um advogado de sua confiança.

  57. agosto 1, 2021

    A empresa em que eu trabalho colocou rodízio de a cada 3 meses trocarmos de turno. Eu sou diurno e a cada 3 meses vou para noturno. Isso pode?

    • agosto 17, 2021

      Olá! É possível.

  58. agosto 3, 2021

    Quantas horas com antecedência empregador deve avisar o empregado que seu horário de trabalho foi alterado?

    • outubro 7, 2021

      Olá! Não existe um prazo na lei, isso deve ser combinado entre as partes.

  59. agosto 5, 2021

    Boa noite!!! A empresa na qual trabalho mudou meu horário de 18 x 06 para as 06 x 18, porém aleguei na empresa que cuido da minha filha de 8 anos durante o dia
    para que minha esposa possa trabalhar e cujo horário é das 08 x 18 de segunda a sexta. Mesmo eu expondo meu problema eles não levaram em conta e ainda assim insistem e me manter no período diurno!! Devido ao fato de eu ter dificuldades em conseguir alguém que cuide dela, seja por favor ou pagando tive que faltar e além de tudo a empresa ainda me deu uma suspensão de 2 dias pela falta.. Essa suspensão me deram no dia em que o supervisor me disse que eu deveria estar na empresa às 06 da manhã para fazer meu horário de trabalho até as 18 horas.. Nesse dia minha esposa teve de faltar no trabalho para que eu pudesse ir à empresa.. e foi em vão !!! Isso está acarretando grandes problemas pessoais para minha família!!! O que devo fazer? Obrigado pela atenção!

    • outubro 7, 2021

      Olá! Nesse caso, é importante procurar um advogado especialista em Direito do Trabalho de sua confiança.

  60. agosto 7, 2021

    Pois bem trabalho em uma padaria
    Q nao existe horario fixo
    Por exemplo eu faço das 6 as 10 saio volto as 16 vou ate as 19:20
    Porem no meu contrato de trabalho minha jornada esta 6 as 12 das 13 as 14:20
    Gostaria de saber se isto esta correto?
    E se folgo no domingo do mes fico sem folga da semana poderia me esclarer se estou sendo lezada nisso
    Obrigada

    • outubro 7, 2021

      Olá! De fato não está correto.

  61. agosto 9, 2021

    Olá, trabalho em uma empresa, entrei lá com intencao no turno da madrugada,trabalhei 2 meses nesse horário, depois me trocaram de setor e turno, trabalhei por 6 meses no turno da manhã, agora eles querem me mudar pro turno da tarde, alegando q meu registro está no turno da tarde dês de qnd entrei lá, mas nunca me falaram que eu era registrado pelo turno da tarde, e nunca trabalhei a tarde, queria saber se eu posso negar a mudança?? Se eu não levo uma justa causa ?? Pois está registrado pelo turno da tarde, sem me falarem nada

    • outubro 7, 2021

      Olá! A recusa pela troca de turno não gera justa causa, o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  62. agosto 9, 2021

    Ola, Bom Dia!!
    Trabalho em uma empresa de segunda a sexta, onde horário normal é das 08:00 as 18:00, com intervalo de almoço de 1:12 hr. Porem, sempre ultrapassa o horário de saída, tendo que fazer de 1 a 2 horas extras, por dia. Informei que não posso ficar alem do horário do meu expediente e fui informada que então eles terão que mudar meu horário para 10:00 as 20:00 hrs. Tenho direito de recusar?

    • outubro 7, 2021

      Olá! Sim, você tem direito, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  63. agosto 12, 2021

    Olá trabalho a 8 anos no período da manhã recentemente fiquei 1 semana no horário noturno para realizar uma troca com outro funcionário que está dando problema na empresa, agora querem me colocar novamente no horário noturno devido a indisciplina desse funcionário, visto que essas mudanças n deram 1 mês de intervalo. Sou obrigado a aceitar?

    • outubro 7, 2021

      Olá! Não, você não é obrigado, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  64. agosto 12, 2021

    Olá, trabalho em duas escalas em dois hospitais diferentes, escolhi trabalhar todos os dias no horário diurno para não ter atrasos e problemas em relação aos horários. Agora, voltei de férias em um, e esse msm mudou logo meu segundo plantão para um noturno, fazendo chocar os horários e forçando meu atraso no outro, pois levo mais de 1 hora pra chegar e o desconto é alto. Conversei com meu chefe que não era viável e que ele pegasse um dos outros que não tem outra escala pra cobrir esse plantão, ele me disse que não era possível e que eu teria que ir. E ele me falou ainda que mês que vem vou ficar no horário noturno pra cobrir férias de outro funcionário. A empresa pode fazer isso, msm me trazendo prejuízo?

    • outubro 7, 2021

      Olá! Não pode.

  65. agosto 13, 2021

    Olá, tudo bem ?
    Então, espero que possa me ajudar.
    Fiquei de atestado por conta do covid, trocaram meu horário e eu não aceitei, como não aceitei, querem me mandar embora mediante acordo, como se eu tivesse pedindo para ser mandado embora, mas eu não pedi!
    E estão fazendo como se eu tivesse entrado em acordo mas eu não quero.
    Podem fazer isso ?

    • outubro 7, 2021

      Olá! Não pode.

  66. agosto 13, 2021

    Boa noite! Trabalho 6 anos no mercado, inicie como operado pelo turno da manhã, fui promovida pra fiscal e não mudei de horário. Entrei de licença maternidade quando voltei fui colocada em um horário de 8 as 16,:20 colocaram a fiscal no.meu horário, depois fui pra o horário de 10 as 18hs. Só que esse horário me prejudica pra sair e estudar. Conclusão o empregador pode mudar meu horário. Colocando outra pessoa no meu lugar. E eu posso perdir pra mudar de horário.

    • outubro 7, 2021

      Olá! Neste caso, as partes devem conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  67. setembro 4, 2021

    Trabalho a 7 anos na empresa no horário da manhã minha chefe falou que ia me colocar pro horário da tarde 14 as 22:30 só que tenho 2 bebês pequenos eles vão a creche e não tenho com quem deixá-los posso recusar e continuar no meu horário.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Sim, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  68. setembro 4, 2021

    Ola tudo bem?
    Poderia esclarecer minha duvida? Trabalhava das 5:45 até as 14:05, antes de mais nada havia conversado com o patrão dizendo que não estava bem e queria que fizesse um acordo ou me demitice pra mim não perder o seguro e ele recusou.infelizmente estou passando por uma depressão, por conta disso faltei 2 dias sem levar atestado médico (pois psicologos não dão atestados) por esse motivo pra me prejudicar o patrão mudou meu horário para o da tarde/noite e ainda disse que por causa das 2 faltas injustificadas entendeu que eu tinha desistido do emprego e tinha contratado outra pessoa pra minha vaga, queo horário que tinha disponível era o da tarde/noite ou eu aceitava ou pedia minhas contas. Isso é legal?

    • outubro 18, 2021

      Olá! A empresa não é obrigada a te mandar embora, o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  69. setembro 4, 2021

    Olá, boa tarde. Eu trabalho com folga semanal às sextas, e meu patrão jogou esta folga sem aviso prévio para o feriado que cai na terça-feira, próximo dia 7, e eu ficarei sem minha folga normalmente. Como devo proceder?

    • outubro 18, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  70. setembro 4, 2021

    Oi boa noite tira uma dúvida minha toda vez e tenho que ir ao médico meu patrão quer me dar folga no dia que eu vou ao médico mais um dia de folga é meu descanso e sempre ele faz isso com todos nós que trabalha na empresa isso pode ou nao

    • outubro 18, 2021

      Olá! Se for consulta de rotina é melhor receber folga do que as horas ausentes serem consideradas como injustificadas e descontadas, perdendo DSR.

  71. setembro 6, 2021

    Boa noite.
    Trabalho em uma empresa aonde meu horário é de segunda a sexta das 09 as 19 e folgo aos finais de semana, porém empresa obriga toda sexta feiras eu entrar às 17 da tarde e sair às 06 da manhã do sábado para cobrir folga, e praticamente perco o sábado folgo só domingo, isso pode, eu deveria ter uma folga na segunda?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não pode obrigar, mas também não gera uma folga a mais na segunda, o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  72. setembro 11, 2021

    Ou bom dia me chamo elisangela entrei na empresa no horário de 08:00 as 16:10 um ano depois surgiu uma vaga pra fazer plantão 12 × 36 agora estão falando em tirar o plantão e me voltar pro horário antigo só que eu já trabalho durante o dia em um outro emprego e se me mudarem de horário vai prejudicar meu outro emprego e também minha patroa que precisa dimim e não terá como arrumar outra babá em cima da hora o que eu queria saber e eles podem fazer isso o que devo fazer a respeito

    • outubro 18, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  73. setembro 13, 2021

    Olá, e empresa que eu trabalho está com o relógio adiantado em 5 minutos e eu chego para trabalhar de acordo com o horário de Brasília que consta no contrato, mas eles disseram que se eu não chegar na hora do relógio deles não vão pagar meu domingo, podem fazer isto? Tenho que chagar para trabalhar no hora que está o relógio deles?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não pode.

  74. setembro 14, 2021

    Olá , bom dia

    Trabalho em uma empresa no turno da noite , sendo ela tendo 4 turnos , horário comercial/manhã/tarde/noite , mas a maioria das pessoas do turno da noite , quer ser mandado embora , ai a empresa decidiu fechar o turno da noite para não pagar o acerto com adicionais para os empregados , e ficam forcando os funcionários a irem a outros turnos contra a vontade pode isso ?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Da forma que está dizendo, não pode.

  75. setembro 14, 2021

    Muito bom dia

    Sou o único cipeiro no horário da noite na minha empresa , eles queriam me mudar de turno , mas eu negei , ai eles querem fechar o turno só para não precisarem pagar a multa , isso é certo ?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não temos informações suficientes para responder. Poderia nos dar mais informações, ou caso prefira, converse com um advogado de sua confiança.

  76. setembro 14, 2021

    Olá bom dia!
    Meu nome é Juarez e gostaria de tirar uma dúvida!
    Atualmente trabalho em uma logística, meu horário de trabalho é das 13:40 às 22:00 de segunda à sábado. Nos sábados o expediente é até às 21:30.
    Mas o gestor convocou todos os funcionários para fazer um horário administrativo por 4 dias, começando no sábado, domingo, segunda e terça. Inclusive na terça vai ser um feriado. O que eu quero saber é se eu sou obrigado a aceitar a mudança por esses 4 dias e se sou obrigado a trabalhar no domingo e no feriado?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Depende, não temos informações suficientes para responder.

  77. setembro 15, 2021

    Boa noite gostaria de saber se o empregador pode mudar o horário do empregado desde que prejudique o empregado

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não, o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  78. setembro 16, 2021

    Olá , trabalho no shopping de 16 as 22 , meu patrão quer me transferir de loja e me colocar em uma galeria que trabalha de 9 as 19 , se eu recusar , posso ser mandada embora por justa causa ? Não quero mudar meu horário

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não pode ser mandada por justa causa por isso, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  79. setembro 17, 2021

    Bom dia! Trabalho numa empresa a 7 anos, quando me contrataram foram específicos horário da manhã, agora estão querendo me trocar de horário sem meu consentimento, eles podem fazer isso?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  80. setembro 17, 2021

    Aqui na empresa onde trabalho, meu horário é de 08h00 às 17h00, mas as vezes eles liberam cedo. Ai eu gostaria de saber se essa carga horária que não fiz por que me liberaram cedo, pode ser descontado de mim, sendo que eu não pedir pra sair cedo, e ainda descontam de horas extras que eu já fiz.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Descontado não, mas a compensação com horas extras pode ocorrer.

  81. setembro 17, 2021

    Olá me chamo Daiane.
    É possível a empresa trocar minha folga sem o meu concentimento.
    Veja bem.
    Eu trabalho das 7 as 15:20
    Porém faço cobertura de férias ou folgas
    Tive que cobri um posto que a moça está doente .
    Se nesse posto a cada dia é um horário diferente um dia as 9:00 as 17:20
    No outro as 10:00 as 18:20
    No sábado seria minha folga pela minha escala normal.
    Só que ele meandou mensagem hoje
    Falando para mim vir trabalhar na minha folga e deixar pra folgar no domingo.
    Eles podem fazer isso

    • outubro 18, 2021

      Olá! Sim, mas você não é obrigada a aceitar trabalhar na folga, o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  82. setembro 18, 2021

    Boa noite gostaria de saber se após alguns anos já com horário fixo, sou obrigado a fazer revezamento de horário?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  83. setembro 18, 2021

    Boa noite

    Trabalho em uma escala 12×36 de 19 as 07 horas, de uma hora para outra, me trocaram de turno de um dia pro outro.
    Meu contrato de trabalho diz que para ocorrer essa mudança, a empresa precisa me avisar com antecedência de 30 dias para adaptação,o que não houve.
    O que pode ocorrer para empresa nesta caso?

    Deixando bem claro que não concordei com essa mudança,pois afetou questões pessoais.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Nada se não entrar com ação na justiça. Nesse caso, o melhor é buscar um advogado da sua confiança.

  84. setembro 19, 2021

    Bom dia!

    Meu esposo foi contratado mediante turno de escala (6*1), estipulando horários alternados semanalmente, uma semana ele pegava de 06:00 as 14:00 e na outra semana de 14:00 as 22:00, sendo sábados alternado, no sábado que ele trabalha pela manhã ele trabalhava para compensar as horas pendentes, porém, a empresa ao calcular verificou que a jornada semanal era menor que 44 hrs semanais, de um dia para o outro informaram, que eles teriam que trabalhar todos os sábados para completar as horas da jornada semanal, porém, não foi acordado entre os empregados, foi uma decisão unilateral, e além disse deixaram que eles ficassem em horários fixos, no caso do meu esposo trabalha toda semana de 14:00 as 22:00, anteriormente ele folgava dois sábado mês,e tínhamos um compromisso com isso acabou que o prejudicou, todos já tentaram negociar a troca deste horário, mas sem qualquer oportunidade a empresa informa que não é possível, mediante legislação é possível algum acordo, poderia me informar o número da lei e artigo da CLT que configura está regra, obrigada pelo seu apoio.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Nesse caso, o melhor é buscar um advogado da sua confiança.

  85. setembro 20, 2021

    Olá, boa tarde. Na empresa onde eu trabalho, eles mudam meu horário várias vezes na semana sem ao menos me avisar. Quando é com outros funcionários, eles avisam e perguntam para os outros se eles querer o determinado horário proposto por eles. Eu tenho algum direito a reclamação?

    • outubro 18, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  86. setembro 20, 2021

    Boa noite eu queria tirar uma dúvida
    Trabalho de frentista num posto de gasolina da rede SIM a 2 anos e 2 meses e nesse tempo eles ja me mudaram de horário 3 vezes e eu nunca reclamei agora meu tio esta precisando da minha ajuda para cuidar dele porque ele fez uma cirurgia e amputou metade do pé direito e precisa da minha ajuda pra se mover em casa e na rua acabei indo para outro horário trabalhar para cuidar dele durante o dia até uma parte da tarde mas meu gerente não quer q eu vá mais nesse horário mas não posso deixar meu tio sozinho em casa Eu queira perguntar se ele pode me mandar embora do posto por estar ajudando meu tio eu não falto serviço só tive q mudar o horário

    • outubro 18, 2021

      Olá! Toda empresa pode demitir sem justa causa e a qualquer momento qualquer funcionário que não possui estabilidade e pode demitir por justa causa todo aquele que faltar injustificadamente por muitos dias.

  87. setembro 21, 2021

    Boa tarde trabalho na empresa numa escola 6/2 o meu supervisor pode mudar minha escala voltando de férias em cima da data de voltar?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Se você está voltando de férias sua escala começa no dia do retorno, pois antes não estava escalado, então não existe alteração.

  88. setembro 25, 2021

    Olá, onde trabalho estão efetuando uma mudança de horário onde os funciona ficariam devendo 2 horas por semana para a empresa .
    O cenário é o seguinte os horários são das 6:00 as 14;00 e das 14:00 as 22:00 com 1hora de descanso.
    Porém teríamos que trabalhar todo sábado e ainda ficaríamos devendo 2 horas por semana para empresa isso procede ?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Depende, não temos informações suficientes para responder.

  89. setembro 26, 2021

    Olá trabalho a 8 anos na empresa 4 deles a tarde e agora os últimos 4 de manhã…virei líder e sendo assim todos os anos que estou de manhã vou para o turno da tarde cobrir férias da líder da tarde
    Oq acontece é que ela engravidou e não voltará das férias,mas o combinado era eu só cobrir férias…estão cogitando que eu trabalhe todo o afastamento dela e tbm a licença que somariam mais de um ano.
    Como devo proceder???

    • outubro 18, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  90. setembro 26, 2021

    Olá , meu patrão quer além de mudar quer que eu faço uma hora extra todo dia sou obrigada a aceitar? Trabalho a 9 anos das 10:40 as 19:00 de seg à sábado, ele quer mudar para 9 as 18:20 com duas folgas no mês….

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  91. setembro 27, 2021

    Boa noite , a empresa onde trabalho está mudando os horários dos funcionários, fazendo com que no final do mês fiquem devendo 8 horas.
    O horários atual e das 6:00 as 15:00 e as 13:00 as 22:00 com 1:00 de descanso e alternando um sábado sim e outro não. No novo cenário os horários ficam das 6:00 as 14:00 e das 14:00 as 22:00 com 1:00 de descanso, trabalhando todo sábado nesse cenário o funciona fica devendo 2:00 semanais para empresa … isso e permitido ?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Depende, não temos informações suficientes para responder.

  92. outubro 1, 2021

    Boa noite, trabalho no comércio onde meu horário é de 7:00 as 15:20. Só que a empresa pede pra eu ir nas terças as 13:00 até às 21:20, na quarta de 08:00 as 16:20, sexta de 12:00 as 20:20 e sábado de 07:00 as 15:20. Isso tudo pra fazer uma função que é acima da minha e cobrir “buracos” de funcionários.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não entendemos sua pergunta. Poderia nos dar mais informações, ou caso prefira, converse com um advogado de sua confiança.

  93. outubro 4, 2021

    Bom dia, trabalho em uma empresa onde a escala é feita dia a dia, semana passada entrei as 7hrs entrei as 8hrs e emtrei as 9hrs… essa semana, mudaram meu horario para entrar as 14hrs… fico preso a empresa, ja teve dia deu comecar as 5hrs e dia deu comecar as 14hrs meu horario se alterna dia a dia, o empregador pode fazer essa mudança dia a dia?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Depende, se sempre foi assim e a escala é passada com antecedência então pode.

  94. outubro 5, 2021

    Bom dia, trabalho em uma empresa onde minha escala e passada diariamente, minha entrada varia 6hrs, 8hrs, 9hrs, 12hrs, 14hrs… nao estabelem uma rotina, minha saida varia desde as 14:20 ate as 22:20 ou seja nao posso marcar nenhum compromisso futuro desde as 6hrs ate as 22:20 pois não sei minha escala, é permitido?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Desta forma que está dizendo, com aviso somente no dia, não.

  95. outubro 5, 2021

    Há 13 anos trabalho de segunda a sábado meu contrato 6×1 folga aos sábado , volteei de férias e me colocaram para trabalhar de domingo , sem nenhum comunicado isso pode ?

    • outubro 18, 2021

      Olá! Depende, não temos informações suficientes para responder. Poderia nos dar mais informações, ou caso prefira, converse com um advogado de sua confiança.

  96. outubro 5, 2021

    Olá, trabalho em uma empresa que toda semana o horário muda sem aviso prévio, a encarregada coloca a escala e somos obrigados a cumprir os horários sem questionar.
    Sendo assim, não conseguimos fazer nada fora da empresa, pois, vivemos para a empresa.

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não entendemos sua pergunta. Poderia nos dar mais informações, ou caso prefira, converse com um advogado de sua confiança.

  97. outubro 5, 2021

    Ola!! Meu contrato é 12× 36 .. mais a empresa mundo pra 6 ×1 e eu não quero fica e eles também não quer mandar embora o que eu faço?

    • outubro 18, 2021

      Olá! O ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

  98. outubro 6, 2021

    Bom dia, td bem com vcs?

    Vcs poderiam por gentileza me ajudar em uma dúvida?

    Trabalho em um comércio e em contrato minha jornada é das 13:00 até as 22:20, tendo direito a 2 horas de almoço. Porém nunca me deixam até as 22:20 e nos mandam embora todos os dias as 22:00, e assim fico devendo 20 minutos todos os dias. Mas eu quero ficar até as 22:20 como está no contrato mas nao deixam e dps me pedem pra pagar essas horas nos domingos entrando mais cedo.
    Gostaria de saber por favor se sou obrigado msm a pagar essas horas ja que não foi de minha vontade sair mais cedo e não cumprir o horário como está no contrato, sendo que eles que dispensam mais cedo msm eu preferindo sair no horário correto.

    Muito obrigado, abraços!

    • outubro 18, 2021

      Olá! Não, mas o ideal é conversar amigavelmente para chegarem num acordo.

Escreva um comentário:

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Elaborado por 3MIND - especialistas em marketing jurídico.