É extremamente importante que nos dias de hoje qualquer empresa, de grande, médio ou pequeno porte, realizem um planejamento tributário adequado, que serve para avaliar qual é a melhor carga tributária para o exercício fiscal de uma empresa, considerando que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, além da burocracia e alterações diárias. Contudo, é importante conhecer os três regimes tributários existentes no país:

  • Lucro real;
  • Lucro presumido;
  • Simples nacional.

A opção por um deles de forma desorientada pode representar uma tragédia tributária, sendo esta a principal causa de insucesso nos negócios, uma vez que o valor dos tributos integra o preço final do produto/serviço. Assim, aqui vai algumas dicas para elaborar um planejamento tributário:

  1. Avaliar todas as despesas comprovadas da sua empresa: as despesas podem ser significativas na apuração, pois se a empresa possui muitos gastos, possivelmente, o lucro real será a melhor opção, pois neste caso as despesas serão descontadas no faturamento para a apuração do tributo, sendo que no lucro presumido as despesas serão desprezadas, importando apenas um percentual do faturamento bruto da empresa, para a composição da apuração dos tributos federais.
  2. Avaliar a margem de lucro: se a margem de lucro for superior à presunção, o lucro presumido será o mais compensatório. Porém há outros aspectos que também podem ser relevantes para o planejamento tributário, como por exemplo a atividade da empresa e os encargos da folha de salários.
  3. Avaliar folha de salários: esse é um dos encargos mais pesados da carga tributária das empresas, pois a contribuição previdenciária é de em média 30%, já sendo considerada uma despesa. Se a sua empresa for optante do Simples Nacional, a tributação será inferior, já que a cota patronal da contribuição previdenciária está inclusa no percentual único, com redução significativa para o empresário.

É necessário analisar as informações da própria empresa, contando com o apoio de um advogado tributarista experiente, pois cada regime tem peculiaridades. Dessa forma, sua empresa encontrará o regime tributário com melhor custo benefício para sua gestão, inclusive com redução da carga tributária.

Ficou na dúvida de qual melhor caminho seguir? É recomendável que procure um advogado especializado para uma orientação de qual regime tributário é o mais adequado para a sua empresa.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (19) 3805-4434, Whatsapp (19) 97111-4434 ou clicando aqui: encurtador.com.br/bopzF

 

Escreva um comentário:

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Elaborado por 3MIND - especialistas em marketing jurídico.

Open chat