Nogueira e Tognin

Como fazer um acordo trabalhista?

Acordo recisão

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Uma dúvida muito comum entre o empregado e o empregador é de como realizar um acordo trabalhista, que também é chamado de rescisão consensual, em que ambos entram em um acordo para que o funcionário se desligue da empresa sem pedir demissão e sem ser demitido.

Anteriormente não havia nenhuma lei que permitisse a rescisão por acordo e, por isso, aconteciam diversas irregularidades, como a devolução para a empresa da multa dos 40% sobre o FGTS recebida pelo funcionário, configurando verdadeiro crime. Para regularizar essa questão e suprir uma necessidade vivida pelas partes, a reforma trabalhista legalizou o acordo demissional, beneficiando tanto o empregado, quanto o empregador.

Para a extinção do contrato por acordo, o empregador deve pagar, pela metade, o aviso prévio, se for indenizado, assim como a multa do FGTS de 40%, então deve depositar 20% para o empregado, que poderá sacar até 80% do saldo do FGTS depositado. Além disso, o ex-funcionário não poderá se habilitar no programa do seguro-desemprego.

Por outro lado, o empregado também terá direito ao valor integral das demais verbas rescisórias, tais como 13°, férias com 1/3 e saldo de salário.

Para realizar a rescisão por acordo, deve ser elaborada uma carta rescisória, informando que a modalidade é de comum acordo e descrevendo todos os valores que deverão ser pagos, além de serem tomadas algumas cautelas.

Seguindo essas regras, é possível realizar um acordo em concordância com a legislação, sem prejudicar nenhuma parte.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o nosso time de especialistas, será um prazer orientá-lo!

Fale conosco através dos telefones (19) 3805-4434, Whatsapp (19) 97111-4434 ou clicando aqui: encurtador.com.br/bopzF

Nogueira e Tognin, fundado em 1995, sendo atualmente referência no Direito do Trabalho.

[/column]

4 respostas

    1. Olá, como vai?
      Neste caso seria necessário que a sra. procurasse um advogado trabalhista para lhe orientar sobre isso.
      Porém, não há nada previsto em lei referente a acordo que o funcionário tem que devolver a rescisão.

Deixe um comentário